Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
Logo

História de Iati


A região era primitivamente habitada por índios Carijós e Tupiniquins que denominavam o local de Iati, que quer dizer Casa Nova.

Durante o século XVII muitos negros fugiram e refugiaram-se no interior de Pernambuco. No território onde hoje se localiza o município de Iati, então chamado de Açude Velho no Sítio Federação foi fundado um Mucambo. Em dialeto quibundo, a palavra refere-se a esconderijo, quilombo, choça. Também no século XVII os brancos apossaram-se da terra, afastando os negros e indígenas que lá habitavam.

O distrito foi criado em 1 de junho de 1892 e denominava-se Mocambo, subordinado ao município de Águas Belas. Em 1938 o distrito passou a chamar-se de Iati. Em 26 de dezembro de 1963 foi desmembrado de Águas Belas, tornando-se município autônomo. Foi instalado em 14 de agosto de 1964. O Povoado de Quati hoje através de uma lei municipal chama-se Distrito Tancredo Neves. Publicado essa última informação hoje 30/05/2013

Em 2018 Iati ganhou renome nacional devido o jovem escritor, prata da casa, Erick Lins ter seu livro Animal Fusion entre os mais vendidos pela editora Clube do Autor.

Geografia

O município encontra-se inserido no Planalto da Borborema, com relevo suave e ondulado, próprio desta unidade. A vegetação nativa é composta por Florestas Subcaducifólica e Caducifólica.

O município de Iati localiza-se nos domínios da Bacia Hidrográfica do Rio Ipanema e tem como principais tributários os rios Garanhuzinho, Quati e Dois Riachos, além dos riachos do Mandante, Baixo do Mocó, do Limitão, da Fora, da Grota, das Lajes, Grande, do Umbuzeiro, dos Porquinhos, do Sertão e Amaral Ferreira, todos de regime intermitente.

Banner


ATENDIMENTO AO PÚBLICO

Endereço

Rua Padre Nelson Barros de Carvalho, s/n

Cep: 55345-000

Centro – Iati – PE

Atendimento ao Público

De Segunda a Sexta-feira

Das 08:00 às 13:00

(87) 98119-8673